domingo, 12 de setembro de 2010

Eis a questão!

O ser humano, busca constantemente saber o porque da sua existência, qual o motivo de ter nascido, porque nasceu daquela mãe com aquele pai, porque eles se conheceram, qual o motivo de ter irmão ou não ter. Porque tem que ir para o colégio, porque tem que escovar os dentes antes de dormir, porque tem que tomar banho, se no outro dia vai ter que tomar novamente, para que arrumar a cama ao se levantar se de noite vai desarrumá-la novamente.
Sempre busca saber porque anda com aqueles amigos se poderia andar com outros, porque é o melhor ou o pior da turma.
Porque é gordo, porque é magro de mais, porque tem os pés tortos, ou porque tem as canelas finas, ou até mesmo porque tem o olho castanho e não azul.
Busca-se saber porque se vive em um pais capitalista enquanto tem alguns que são socialistas e até comunistas, busca saber porque tem que se interessar por política, por futebol, e pelo sexo oposto.
E porque é preconceito se interessar pelo mesmo sexo, ou ser baixo, ou negro, ou alemão, ou alto. O que é o preconceito e porque ele existe, quem foi que disse que não somos iguais?
Quem disse que só por causa da torre de Babel falamos línguas diferentes, por causa do dilúvio de 40 dias o mundo foi renovado, e porque Jesus é o salvador, se podemos ou não acreditar nele, se ele mesmo nos da os dois caminhos.
Porque temos que escolher uma religião, para partilhar as mesmas ideologias das outras pessoas, e porque temos que ser igual aos outros, e porque temos que ser comparados com os demais, afinal não podemos ser nós mesmo? Não podemos ter saído de uma mãe desconhecida e um pai qualquer, não podemos ter ido a qualquer colégio, ter entrado em qualquer turma, viver em qualquer país, votar em qualquer político, ter qualquer amigo para contar essa baboseiras que se pensa num domingo à noite, quando se acha que a vida esta perdida pro não ter as respostas para as perguntas que não devem ser feitas. E porque julgar ou ficar comparando se este texto esta certo ou errado, se os porques são juntos ou separados, se nem sabemos o que passa na cabeça de quem escreveu.
já não quero saber dos porques, e nem quero as respostas...com diz o poeta Renato Russo"já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio"

Ser Jovem

Ser jovem é anda com os pés coloridos, com os pés na cabeça e a cabeça na lua. É copiar, lançar a moda, inventar usar e abusar dos acessórios e das cores. Ser jovem é andar com óculos rayban colorido comprado na volta do mercado e ainda achar que ele é único, que ninguém vai ter um igual.

Ser jovem é entrar em todas as redes sociais ao mesmo tempo sem saber pra que elas servem e colocar fotos, mandar depoimentos, scraps, mostrar tudo que pensa para os amigos. É chamar todos os amigos da rede de “melhores amigos”, de “inesquecíveis” e “insuperáveis”. Ser jovem é se revoltar porque tem que estudar para a prova no outro dia querendo ficar de conversa com os amigos no MSN até a madrugada.

Ser jovem é odiar as repressões dos mais velhos, é ser revoltado em todos os momentos, é ser atrevido, ousado, criativo e igual aos outros, é inventar e copiar os amigos para que possa ser aceito em um grupo.


Teresa Marins

Produção textual, professor Adail Sobral